Conheça Agora

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é um grupo de trabalho instituído mediante a portaria No. 1539 de 23 de novembro de 2010 – Reitoria. Possui como finalidade fomentar ações, de natureza sistêmica, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, que promovam o cumprimento efetivo das Leis nº. 10.639/2003 e 11.645/2008 e os demais instrumentos legais correlatados. No campus Canguaretama, é constituído por docentes, técnico-administrativos, discentes e representantes das comunidades externas (Catu dos Eleotérios, Sagi-Trabanda e Sibaúma). Objetiva produzir e compartilhar conhecimentos sobre relações étnico-raciais, junto à comunidade interna (alunos/as da Educação Básica, profissional, e superior), bem como, às instituições educacionais e população em geral, na perspectiva do trabalho como princípio educativo e da formação humana integral. Desta forma, propõe valorizar a diversidade das manifestações culturais e relações de trabalho representativas de diferentes etnias e segmentos sociais.